quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Universo

O Universo, nasceu do big bang , que é a grande explosão que lançou materia para todos os lados e se chocando criando astros, planetas, estrelas, galáxias. Acredita - se que a o hidrogênio ao aglomerar-se gravitacionalmente deu origem às primeiras galáxias, onde surgiram posteriormente estrelas e planetas, num processo de expansão que ainda está em marcha, desde há cerca de 13.7 bilhões de anos. E nele há mais de 30 trilhões de estrelas, bilhões de satélites, milhões de planetas e outros astros.
Com o nascimento dos planetas após o big bang uma massa de materia se reuniu no espaço e criou uma formação rochosa que logo após criou gravidade, conforme os anos a massa rochosa virou um planeta àrido mais parecido com uma bola de fogo com vulcões e elevações, mais anos se passaram e essa massa foi esfriando e criando vida na sua superfície, e um desses seres resultante de evoluções de pequenos seres é conhecido como o homem, que entre os outros seres do planeta conhecido como "terra" , caçou, criou, desenvolveu, evoluiu e hoje trata-se como o ser "dominante" do planeta e como o ser com maior inteligencia. E hoje em dia esse ser estuda a evolução e passado do universo, para entender como ele funciona, o que é, e por que existe.

A procura de saber de o por que ele existe também se sucede ao por que existimos, assim, tentamos saber como somos, como é o universo local, o universo que convivemos, a sociedade. Nossa familia, nossos amigos, as pessoas que conhecemos e que criam harmonias e rivalidades entre nosso sistema. Saber como são as coisas lá fora temos que ver as coisas que acontece em nossa casa. Sun Tsu, dizia que "Antes de conhecer seu inimigo, conheça a si proprio." a melhor arma não é saber qual a arma o inimigo usará, mas como você usará sua arma e talvez a arma do inimigo contra ele.

O universo amplo e grande, não só o universo galático mas também o universo social é cheio de diversidades e complexidades, e o entendimento dele deve ao entendimento próprio de onde vivemos para o entender e refletir sobre ele.

Guilherme Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário