quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Compreensão:

O que é necessário, não nascemos com ela e a adquirimos para algumas situações.
A compreensão é necessária para o desenvolvimento humano, mas não se nasce com ela, é necessário adquiri-la.

Compreender alguma coisa exige alguma espécie de informação, e nem todas as pessoas possuem as mesmas informações, gerando grande abrangência de conhecimento.
Só é possível ter certeza que um sorvete é gostoso saboreando-o, e se uma pessoa chora é necessário saber o contexto da situação para o porquê do ato de derramar lágrimas do indivíduo.

O filósofo Home já dizia que a origem das ideias são as percepções do real, a partir das sensações que percebemos de cada situação.
Num determinado jogo, um personagem ao presenciar a morte de outros dois ao seu lado gita instantaneamente. Mesmo o jogo estando em língua estrangeira, é possível compreender a dor que ele sofreu, já que sua atitude passa uma sensação de agonia, e aprofundando o assunto, ao descobrir que aquelas pessoas eram seus companheiros desde infância, fica mais fácil compreender que o choro se deu por perder pessoas importantes.

Esse é tipo de compreensão que é desenvolvida conhecendo a amizade, é a informação específica para este tipo de conhecimento, assim como todos os outros assuntos necessitam serem compreendidos de uma maneira específica.
É possível concluir que é necessário ter a informação, o fato em mãos, para gerar um compreensão, que consequentemente acarretará no conhecimento daquele indivíduo sobre o assunto.

Por exemplo, aqueles que não conhecem o que se passou entre Orfeu e Eurídice, passada na mitologia grega. Orfeu, ao perder sua mulher, se viu obrigado a ir até o Mundo dos Mortos, onde se encontrou com Hades. Este o prometeu que ressuscitaria sua amada, com a condição que Orfeu não olhasse para sua amada uma única vez até voltar ao seu mundo. Num dado momento, ele olhou para trás, e viu Eurídice, no mesmo instante a moça se tornou pedra, e jamais voltaria ao normal.

Contudo, Orfeu não saiu do seu lado, e aqueles que vagam pelo Mundo dos Mortos ainda o viam andando e cantando sua linda mas triste melodia. Aqueles que não conhecem o que se passou não podem compreender o motivo da ação de Orfeu, provou-se saber mais necessário ter a informação em mãos para compreender o assunto.

Lucas Lentz

Nenhum comentário:

Postar um comentário