quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Bola: Instrumento universal

A bola é geralmente um objeto esférico, que possui função mais conhecida nos esportes, como futebol vôlei, tênis, basquete, futebol americano (neste caso, ela possui forma oval) entre outros. É também conhecida por ser um brinquedo mais famoso da criançada.

O objetivo dos esportes que possuem a bola como objeto principal normalmente é levar a mesma até uma meta, o outro lado do campo ou quadra. Nesse sentido a bola se assemelha aos planetas, por ambos serem esféricos e ser um objetivo humano chegar aos mesmos para cumprir um determinado objetivo.

Foi sempre um objeto alvo de polêmicas, como o gol de mão de Diego Maradona na Copa de 1990. A bola também é responsável por unir, desfazer ou ainda ajudar a compreensão de povos, como a união dos africanos durante a Copa das Confederações de 2009, ou acordos entre planetas em Star Wars.

A bola se desenvolveu ao longo dos anos, seu modo de produção foi se alterando ao longo dos anos pela descoberta de novos materiais, era normalmente feita a partir de materiais mais duros, elevando seu peso em qualquer categoria que fosse usada. Hoje, mesmo com os avanços das ciências que permitiriam ao ser humano utilizar elas com eficiência, foi preferível trocar os materiais visando o conforto e o efeito que o ser humano causa nas bolas.

Ficou mundialmente conhecida por conta do futebol, que se tornara esporte oficial ao ser criada uma associação na Inglaterra, percussora do esporte. Nos países britânicos, a bola foi inicialmente criada apenas para o lazer, mas em outros períodos como a Idade Média foram criadas as bolas de canhão com o intuito de machucar as pessoas.

Hoje existe uma grande variedade de bolas, não apenas nos esportes, mas em utensílios domésticos, enfeites de roupas e casas, em peças eletrônicas entre outros, mas sua função não mudou nos anos que se passaram, foi sempre um objeto de lazer na maioria dos casos, ou um artifício para complementar uma obra maior.

Ewerton Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário