quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

-

As lentes de câmeras são desconhecidas por muitas pessoas, poucos usadas pelas pessoas que não tem certa atração pela fotografia, pois não são todas câmeras que aceitam que você mude a lente.
As que aceitam são as profissionais e semi-profissionais. Estas lentes são caras, muitas até mais caras que um próprio carro, por ex: uma 800mm que custa cerca de 40 mil reais, e são bem pesadas.
Antigamente os fotógrafos de guerra tinham sérios problemas, devido as lentes que utilizam serem grandes para que o fotógrafo obtenha uma foto bem "cheia" do que está fotografando. Sendo assim eram confundidos com soldados, pois as lentes eram pretas e grandes. Desta forma acabavam sendo baleados, pois os soldados achavam que os fotógrafos eram combatentes por causa das lentes que eram confundidas com armas. Pode-se citar algumas lendas do fotojornalismo de guerra como: Robert Capa que fotografou dentre outros a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Indochina, Mattew Brady com a Guerra da Criméia e não podemos deixar de lado nosso grande Sebastião salgado que fotografou a guerra civil em Ruanda e a guerra no Irã.
Por experiência com lentes, sei que são objetos muito preciosos na fotografia, existem lentes como: olho-de-peixe, que distorce a foto, as teleobjetivas que possibilita ter a imagem que está longe bem perto, as objetivas que são as lentes fixas e muito usadas em fotojornalismo, etc...

Eduardo Valente

Nenhum comentário:

Postar um comentário